Casamento às cegas. Netflix: válido ou não?

O programa a todo instante busca responder se "o amor às cegas dá casamento".
Bom, sob o enfoque legal, não.
No programa da NETFLIX, em apenas um mês de amor, sem a certeza do "sim", é validado o casamento. É natural imaginar que o telespectador do recém lançado REALITY SHOW  "Casamento às Cegas: Brasil", tenha, além de se divertido com a produção, refletido a questão: a amor é cego ?
Bom, se é cego, não sabemos, mas podemos discutir quanto a validade jurídica. Será que os noivos na "telinha" saíram casados na vida real ?
Engana-se quem supõe que basta um par de noivos e outro de "sins". Existe uma série de requisitos que, acreditem ou não, já deram motivos para anulação de muitos casamentos.

Exemplo: sabia que o casamento pode ser anulado por ter sido realizado de portas fechadas? O Código Civil ART.2.534, diz :
"A solenidade realizar-se-á na sede do cartório, com toda publicidade, a portas abertas ... "; Além disso, antes de casar, os noivos precisam entrar com um processo de habilitação (art. 1.525 a 1.532 C.C.) e ainda se submeterem aos moldes legais (ART.1.521 C.C.).

Além do mais, os casamentos serão realizados nos moldes "civil ou religioso", o que não se vê no Reality.
Independente das nomenclaturas jurídicas, enquanto tais relações não chegarem aos Tribunais para terem sua essência analisada, só nos resta continuar assistindo o SHOW.

Válido ou não? é a questão!

 

 

 


Print   Email